Adowa - Derrota Italiana decisiva

Ir em baixo

Adowa - Derrota Italiana decisiva

Mensagem por Benny em Sab Abr 05, 2008 4:22 pm

No final do século XIX, um exército Italiano invadiu a Etiópia confiante numa vitória fácil para adicionar este território às suas possessões coloniais na África Oriental. Ávida de prestígio, a Itália pretendia afirmar-se internacionalmente participando na corrida colonial, a par da Grã-Bretanha, Portugal, França e, até, da Alemanha e Espanha.

Foi em 1 de Março de 1896 que um exército com cerca de 18.000 homens e 60 peças de artilharia, comandados pelo General Baratieri enfrentou as forças do Imperador da Etiópia, Menelik I, estimadas em 100.000 homens, na sua esmagadora maioria equipado e comandado como se fosse participar numa Cruzada.

Desconhecendo o terreno, o exército Italiano avançou confiante, separando-se em três colunas, sem comunicações, incapazes de se coordenarem, desorientando-se, até serem aniquilados pelas forças Etíopes.

O exercito Italiano, humilhado, perdeu cerca de 12.000 homens, entre mortos, feridos e prisioneiros, sendo obrigado a renunciar às suas pretensões. A Etiópia permaneceu sendo o único país Africano totalmente independente.

Só em 1936, durante o Governo de Mussolini é que a Itália teve oportunidade de se vingar, invadindo novamente a Etiópia, com tanques, artilharia, aviação e gás venenoso, numa acção que mereceu condenação internacional, levando à expulsão da Itália da liga das nações.

http://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Adwa





Benny

Benny
Furriel
Furriel

Mensagens : 55
Data de inscrição : 10/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum